domingo, 20 de março de 2011

Portal lança sistema de fiscalização parlamentar 


O acompanhamento da atividade legislativa é importante para analisar o desempenho dos políticos eleitos


Você sabe com que frequência os vereadores do Recife e os deputados federais e estaduais de Pernambuco comparecem às sessões nas suas respectivas Casas Legislativas? Quem são os mais assíduos e os mais faltosos no plenário? O diariodepernambuco.com.br lança, neste domingo, uma ferramenta que vai proporcionar aos cidadãos um acompanhamento dos políticos pernambucanos eleitos.

Confira aqui a tabela de acompanhamento da presença dos parlamentares nas sessões

De forma simples e objetiva, o internauta poderá visualizar foto e nome dos 111 parlamentares do estado, bem como o número de presenças, faltas com ou sem justificativas, licenças e missões autorizadas de cada um deles. Além disso, um ranking com os 10 mais presentes e ausentes também estará à disposição. Não serão contabilizadas, no entanto, as participações dos parlamentares nas sessões solenes e especiais, aquelas dedicadas a homenagens, por exemplo.

É sabido que a relação entre a sociedade e os políticos não é das melhores, nem das mais próximas, mas também é notório que o senso crítico eo interesse em fiscalizá-los têm crescido na medida em que aumenta o acesso à informação. O site Congresso em Foco premia, há 5 anos, parlamentares selecionados por jornalistas políticos e escolhidos pelos internautas como os mais atuantes. 

Já o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mede, desde 1986, a influência de um parlamentar através do posto que ele ocupa, da reputação e decisões no Congresso Nacional e, anualmente, publica quem são ´Os cabeças`. ´Depois de considerados influentes, identificamos as habilidades deles em categorias, como articuladores e formadores de opinião, por exemplo`, explicou o coordenador de pesquisa dos ´Cabeças`, Antônio Augusto de Queiroz.

A nova ferramenta tem como objetivo estimular o eleitor a acompanhar o mandato do seu candidato e dos demais eleitos, aliada à publicação de matérias jornalísiticas.

Os mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário