quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Alepe: Suplentes assumem na próxima segunda-feira

Por Renata Bezerra de MeloDa Folha de Pernambuco

Com base em decisão do governador Eduardo Campos (PSB) de nomear, na próxima segunda-feira, quatro deputados estaduais como secretários, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), afirmou, ontem, que, no mesmo dia, anuncia sua decisão sobre a ordem de suplência a ser adotada. “Na hora em que for publicado o ato”, o pedetista baterá o martelo. Apesar da polêmica entre convocar os suplentes pela ordem dos partidos ou das coligações, o mandatário garante que “já passou coisa pior, quanto mais decidir quem vai entrar”.

Uchoa rechaçou as especulações de que estaria querendo prestar serviço ao governador Eduardo Campos (PSB), abrindo espaço - pela sequência dos partidos - aos deputados não reeleitos Sebastião Rufino e Ciro Coelho, que ingressaram no PSB, antes da eleição de 2010, sob promessa de sucesso nas urnas. “O que estão querendo jogar é que eu estou a favor de alguns. Não é, porque os cargos comissionados não são meus”, pontuou, acrescentando que tanto Augusto César (PTB), primeiro suplente da coligação, como Sebastião Rufino, primeiro, do PSB, convivem “há anos” com ele no Legislativo, o que faria o interesse por qualquer um deles ser o mesmo.

Sobre a perda do objeto do processo referente à renúncia do deputado federal Natan Donadon (PMDB/RO), no STF, e, consequentemente, a impossibilidade do caso voltar a ser julgado, originando decisão vinculante quanto à ordem de suplência, Uchoa cogitou que uma posição pode sair do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Provocado pelo PTB e PP, o TRE, segundo informações de bastidores, estaria dividido em relação ao tema. Enquanto o desembargador Ademar Rigueira teria alegado ausência de competência daquela corte para julgar o tema, passadas as eleições, o desembargador Francisco Queiroz externou opinião pessoal a favor da ordem dos partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário