sábado, 26 de fevereiro de 2011


ARTIGO DE WALDEMAR BORGES

Líder do governo na Alepe envia primeira colaboração ao blog


O líder do governo na Assembleia, Waldemar Borges, enviou hoje a primeira colaboração ao Blog de Jamildo. Agradecemos a disposição do deputado em contribuir com o debate. O artigo será sempre publicado às sextas-feiras (demoramos a subir o texto hoje porque o repórter esteve em pauta o dia todo, enquanto Jamildo, nosso titular incontestável, convalesce de uma virose). Segue o texto.
Caro Jamildo,

É com prazer que passo a escrever artigo para este blog, sempre às sextas-feiras, empenhado em colaborar com informações e análises, sobretudo sobre questões de interesse coletivo de Pernambuco. Acredito que este espaço será mais um canal de diálogo e comunicação entre a bancada do Governo na Assembléia Legislativa e todos os pernambucanos.

Farei desta minha primeira participação neste debate o registro da minha satisfação por fazer parte do projeto liderado pelo governador Eduardo Campos, que une os pernambucanos, como há muito não se via, visando à edificação de um novo Pernambuco, um estado mais fraterno, mais equilibrado econômica e socialmente falando, e capaz de recuperar, como de fato o fez, a liderança do Nordeste. Um novo Pernambuco que cresce acima da média regional e acima da média brasileira e levanta a autoestima dos pernambucanos. 

Quem, como eu, vivenciou o tempo em que passamos de cabeça baixa, nos acostumando a certo discurso político que nos impingia a descrença no futuro e o pessimismo como ideologia, só pode ficar feliz ao encontrar pessoas de outras regiões do país e ouvi-las dizer: “que maravilha a pujança de Pernambuco. É lá que as coisas estão acontecendo”. Melhor ainda quando quem diz isso são os próprios pernambucanos, conscientes do tamanho do desafio que enfrentamos, mas cientes de que temos um rumo seguro a seguir sob a liderança de um pernambucano como Eduardo Campos.

De fato, vivemos um momento histórico para o Estado que, com a gestão inovadora do governador Eduardo Campos, passou a ter desenvolvimento econômico em patamares como não se via há várias décadas. Nos últimos quatro anos, Pernambuco viveu relevantes transformações em todas as áreas e em todas as Regiões de Desenvolvimento, passando a exercer um papel importante no cenário nacional, como um estado de referência no enfrentamento de defasagens históricas na prestação de políticas públicas.

O importante é frisar que estas transformações e esta pujança não se resumem ao plano econômico. Em todas as áreas experimentamos avanços que são reconhecidos por todos os pernambucanos e que são ressaltados em escala nacional. Nas minhas próximas participações, irei tocando ponto a ponto, área por área, repassando dados que são fundamentais para a compreensão do quadro em toda a sua complexidade. 

Nesta semana, quero começar fazendo um rápido balanço dos avanços na área da saúde. Recorde-se, por exemplo, que há 40 anos não se agregava novos leitos à rede de saúde. Entre 2007 e 2010, foram disponibilizados 512 novos leitos na Rede de Saúde do Estado, sendo 66 de UTIs/UCIs. Dois hospitais metropolitanos (Hospital Miguel Arraes e Hospital Dom Hélder Câmara) já foram entregues e o terceiro está sendo finalizado (Hospital Pelópidas da Silveira), que contará com mais 157 leitos, beneficiando os habitantes da zona Oeste da RMR e da Zona da Mata. Além disso, foram gerados mais 7 mil novos empregos na área. O número de médicos cresceu 21,34%. 

Também foram entregues 13 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), com capacidade para 500 atendimentos diários cada uma e 5 hospitais foram requalificados no Interior. Os grandes hospitais do Recife receberam intervenções estruturadoras, a exemplo do Hospital da Restauração, que hoje conta com uma nova Emergência, com 80 leitos. Quero destacar ainda as reduções nos índices de mortalidade infantil, que caiu 9,5% em 2 anos, e na fila de espera da Central de Transplantes, que foi reduzida em 49%.

Sei que apesar dos incontestáveis números e de todo o esforço realizado, temos ainda um grande trabalho pela frente. Com a ampliação da rede de saúde, foram acrescidos 4,7 milhões de atendimento ao ano, mas um diagnóstico detectou que se deixava de fazer 5 milhões de atendimento ao ano na rede de saúde do Estado.

Nesta sexta-feira, o Governo entrega mais uma obra: a primeira etapa do Hospital Regional Sílvio Magalhães. Localizado em Palmares, o antigo hospital foi destruído durante as fortes enchentes de junho de 2010. A obra, que recebeu investimentos de R$ 18 milhões, conta com um total de 3,8 mil metros de área e foi construída em menos de sete meses de trabalho, tempo considerado recorde para uma obra desse porte.

Hoje vivemos um tempo de esperança em nosso Estado, e tenho a certeza que a Assembléia Legislativa sempre apoiará as iniciativas que visam beneficiar todo o Pernambuco. É fundamental aproveitarmos este momento para melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos e oferecer um futuro cada vez mais digno, justo e feliz. 

Waldemar Borges
Líder do Governo na Assembléia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário