sábado, 19 de fevereiro de 2011

Fogo Cruzado
Rands é o plano ''B'' do PSB para 2012

Coluna da Folha de Pernambuco do sábado, 19/02/11
Eduardo Campos aprendeu a jogar xadrex com o avô, Miguel Arraes, e tem posto em prática, na política, todas as manhas deste jogo. Sem abdicar de suas responsabilidades de gestor, tem se comportado com muita argúcia na presidência nacional do PSB. Sua jogada mais ousada neste início de ano foi a articulação feita em São Paulo com o prefeito Gilberto Kassab para levá-lo para o seu partido juntamente com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ambos filiados ao DEM.
Se esta articulação der certo, o governador de Pernambuco terá posto um pé no Sul (SC) e no Sudeste (SP) para eventualmente se aventurar a uma candidatura presidencial. Ele sabe que não se pode levar a sério um projeto de poder, em nível nacional, se não tiver aliados fortes naquelas duas regiões. Assim, Kassab se candidataria ao governo de São Paulo em 2014, e Raimundo Colombo à reeleição, já pela legenda do PSB, e apoiando o candidato do partido ao Planalto, que seria o próprio Eduardo.
Como antes de 2014 haverá 2012, o governador está particularmente interessado na eleição do Recife. Se o prefeito João da Costa der a volta por cima e melhorar sua gestão, terá o apoio do PSB à reeleição. Afinal, a condução do processo pertence ao próprio PT. Mas se o prefeito inviabilizar-se para disputar a reeleição o governador deve propor aos petistas o nome do deputado Maurício Rands. Não foi por outra razão, aliás, a vinda dele para Pernambuco para ser secretário de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário