quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


Ministro da Justiça elogia Pacto e quer programa em todo país

Edição desta quarta-feira do Diário de Pernambuco reporta a visão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do programa criado pelo governador Eduardo Campos para combater a violência em Pernambuco, o famoso Pacto Pela Vida. Veja a íntegra:
Ministro da Justiça elogia Pacto pela Vida e quer programa em todo país
Em sua visita ao estado para conhecer o Pacto pela Vida (PPV), nesta quarta-feira (26/01), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, elogiou bastante o programa. “A experiência de Pernambuco nos dá uma lição e tem que ser apropriada pelo país”, disse em seu discurso sobre as ações de combate à violência. Recebido pelo governador Eduardo Campos e pela equipe da área de segurança, o ministro participou da reunião semanal de monitoramento do Pacto realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão.
O ministro e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, conheceram melhor o programa com uma explanação do sociólogo José Luiz Rattón, coordenador do PPV. Depois, o ministro acompanhou o sistema de cobrança de metas e resultados nas 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS) e uma apresentação do planejamento das ações para este ano.
De acordo com dados preliminares apresentados ao ministro, de janeiro a dezembro de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, a redução de homicídios foi de 14%. Comparando o mês de dezembro do ano passado ao de 2009, a queda foi de 18,7%.
Segundo o governo do estado, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, o PPV conseguiu uma queda de 34,4% na taxa de homicídios do estado – o equivalente ao dobro do alcançado em Bogotá nos quatro primeiros anos de implantação do seu plano de segurança lançado em meados da década de 90.
O Pacto pela Vida foi implantado em abril de 2007. Desde então, Pernambuco registra o quarto ano consecutivo da redução de homicídios. Há 26 meses seguidos, os números caem. Se comparados os meses de dezembro de 2006 e dezembro de 2010, a iniciativa derrubou as taxas de homicídio em Pernambuco em 28%. Na Região Metropolitana a redução foi de 35% e no Recife o percentual foi ainda maior: 40%.
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário